• Outubro

    19

    2018
  • 16
  • 0
O CONTROLE DA GESTÃO NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO – UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS

O CONTROLE DA GESTÃO NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO – UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SERVIÇOS

Hoje em dia, as mudanças repentinas que ocorrem no ambiente organizacional, nomeadamente internamente e no contexto internacional, pressionam as organizações e os gestores a inovar para aumentar o desempenho, responder a desafios emergentes e melhorar a definição ou redefinição da estratégia.

A internacionalização representa uma estratégia para as empresas que visam obter vantagem competitiva (sustentada e sustentável ao longo do tempo). Considerando a relação entre estratégia e estrutura organizacional, ou seja, o desenho dos Sistemas de Controle Contábil Gerencial (MACSs), este trabalho busca compreender melhor o fenômeno da internacionalização e em que medida esse fenômeno afeta os MACSs. Propomos, portanto, investigar como o MACS contribui para a implementação bem-sucedida do processo de internacionalização e, consecutivamente, para a melhoria do desempenho da empresa.

Após uma ampla revisão da literatura, foi desenvolvido um estudo de caso em uma empresa portuguesa do setor de serviços, nas áreas de engenharia e consultoria. Várias entrevistas foram realizadas para coletar os dados. A partir da análise documental e da análise de conteúdo das entrevistas, o modelo de internacionalização da empresa (MI) foi caracterizado e estudado. Posteriormente, foi analisada a relação entre o MACS e o processo de implementação da estratégia de internacionalização.

Com esta pesquisa, sugerimos que existe uma relação entre o MACS e o IM (estratégia). O MACS permite a estratégia de internacionalização, mas envolve algumas mudanças no MACS. Em um processo de internacionalização de natureza inovadora (Modelo I), o MACS deve ser utilizado em todo o processo de forma diferenciada, permitindo que uma saída de informação responda às necessidades.

A internacionalização é um fenômeno de crescente interesse. Assim, com este estudo, esperamos contribuir para a melhoria do conhecimento sobre a relação entre a estratégia (processo de internacionalização) e a estrutura (MACS) e seus efeitos no desempenho da empresa.

Palavras-chave: Internacionalização, Modelos de Internacionalização, Modelo I, Contabilidade e Sistemas de Controlo de Gestão, Portugal.

 

LEIA O DOCUMENTO NA SUA TOTALIDADE AQUI.

LEAVE A COMMENT

You comment will be published within 24 hours.

© Copyright 2018 Procifisc Engenharia & Consultadoria by AXO